Dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer … I Cr 12:32
Introdução – Parte 1
Existem algumas coisas que são complicadas nesse mundo, e uma delas e conhecer a época em que vivemos, conhecer o que está acontecendo com nosso mundo e ao redor do nosso “mundinho” pessoal, saber o que se passa em nossa nação e ao mesmo tempo o que se passa em nossa mente, quais as transformações estamos enfrentando.
Também saber como conduzir nossa família, emprego e até a Igreja. E devemos ter em nossa mente uma coisa bem clara, se não entendemos o que está acontecendo, como vamos tomar as medidas corretas? Por isso esse texto me intriga há muitos anos, eu lembro de ter encontrado esse texto no ano de 2005, e vivo e convivo com ele desde então, e embora já o tenha mencionado em algumas mensagens nunca tinha o usado como tema central.
Esse é um daqueles textos que pulam na nossa frente, cravado no meio de um monte de nomes e números, de repente encontro esse texto, quando estavam descrevendo os homens que se ajuntaram com Davi para o fazerem rei, e se valorizavam muito aqueles que eram qualificados para a guerra, com habilidades em manusear armas, como lanças, arcos e espadas, mas aparece esse texto, valorizando homens que tinham o conhecimento da sua época, entendiam o que estava acontecendo.
Todavia, eles não apenas conheciam sua época, mas esse conhecimento tinha uma finalidade clara, saber o que Israel precisava fazer, como é bom ter conhecimento, mas ainda melhor é saber o porquê desse conhecimento, e os filhos de Issacar sabiam o que fazer com o conhecimento. E não só sabiam como fizeram, eles ajudaram Davi assumir o reinado de Israel após a morte de Saul.
Tragédias ou “Tragédias” no Brasil
Mas porque falar sobre esse agora? De onde surgiu essa necessidade? Acho que resolvi falar sobre esse tema agora devido a quantidade de tragédias que vem assolando nosso Brasil nesses últimos dias, começamos o ano de 2019, e foram notícias trágicas em cima de notícias trágicas.
Se ficarmos apenas com as notícias dos últimos 15 dias, temos a tragédia de Brumadinho, mais de 300 mortes, a enchente no Rio de Janeiro, mais 10 mortes e o incêndio no CT do Flamengo, mais 10 mortes. Pra não falar do passado recente, como a boate kiss, Mariana, Museu Nacional, Chapecoense …
E o que isso tem a ver com esse texto? Pense comigo:
Os filhos de Issacar:
1- Conheciam sua época
2- Sabiam o que tinha de fazer
3- E fizeram
Se fizermos desses 3 pontos acima, 3 perguntas para os gestores responsáveis por cada área citada acima, vamos ver que falta em nossas dias homens e mulheres como os filhos de Issacar.
1- Eles tinham conhecimento?
2- Eles sabiam o que fazer?
3- Eles fizeram o que era preciso?
Certamente fazendo essas perguntas vemos como é importante ter homens e mulheres como os filhos de Issacar.
Para refletir:
“Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado. ” Tg 4:17
Muito bom artigo chefe. Gostei!
Que honra meu professor Rafael Simões.