HomeEnsinoAperfeiçoados na Unidade 01 - por Silvio Agostinho

Aperfeiçoados na Unidade 01 – por Silvio Agostinho

APERFEIÇOADOS NA UNIDADE – Introdução 01
O ministério atual de Cristo nos céus é de intercessão pelos que creem. Por exemplo, em tese, qualquer
pecado poderia desfazer a nossa reconciliação com Deus, e Satanás poderia ganhar a causa contra o crente,
quando esse pecasse, exigindo a sua condenação eterna (Apocalipse 12.10). No entanto, quando pecamos
Jesus age em nossa defesa (1 João 2.1), apontando para Sua obra no Calvário, que removeu a culpa de
todos os nossos pecados, e isso derruba o argumento satânico.

Todavia, antes de Jesus Cristo ser assunto aos céus, Ele já intercedia por nós, como podemos ver no
Evangelho segundo João, capítulo 17. Ali, um dos aspectos da Sua oração intercessória foi a de pedir ao Pai
que o Seu povo, aqueles que já criam (naquele momento) e os que viessem a crer Nele (posteriormente),
fossem levados a uma unidade perfeita. Baseado nesse desejo do Senhor Jesus Cristo, inicio uma série
devocional sobre esse tema: APERFEIÇOADOS NA UNIDADE.

Mas, como conteúdo introdutório, vamos meditar nessa expressão de Jesus: “… que eles sejam levados à
plena unidade…” (João 17.23 – NVI); ou, como diz essa outra versão portuguesa “… que eles sejam
perfeitos em unidade…” (João 17.23 – ACR) – respondendo a seguinte pergunta: O que Jesus queria dizer,
na Sua oração ao Pai, sobre o Seu desejo “sejam um” (cf. versículos 11,21-23)?

Primeiro, os únicos beneficiados dessa oração são aqueles que crerem em Jesus (cf. versículo 20), o que
compreende um assentimento intelectual, desejo emocional e submissão volicional. Dentre esses que
creriam em Jesus como Salvador pessoal estão incluídos os grandes e eminentes crentes, bem como os
fracos, pobres e desprezíveis no mundo, ou mesmo fracos nessa sua fé.

Segundo, o que Jesus pretende nesta oração é o Seu desejo de que todos os crentes sejam incorporados
em um único corpo (cf. João 11.51,52; Efésios 2.13-16,19), denominado Sua “Igreja” (cf. Ef 1.10,22,23). Está
implícito nessa corporação a ação do Espírito de Deus para “que possam ser um em nós”. A união com o
Pai e o Filho só é obtida e mantida pelo Espírito Santo. Embora vivam em lugares distantes e em épocas
diferentes, em variadas idades, e, portanto, não podem ter conhecimento pessoal ou correspondência uns
com os outros, ainda assim eles estarão unidos sob a autoridade de Jesus Cristo, pois possuem o mesmo
carimbo, a mesma imagem, sendo influenciados pelo mesmo poder (1 Coríntios 12.13; Efésios 1.13). Por
causa disso, Jesus deseja que todos possam estar unidos no vínculo do amor, tendo um só coração,
objetivando nos seus projetos a glória de Deus como seu principal bem.

Terceiro, o que assegura o cumprimento dessa oração entre os seguidores de Cristo é o padrão real da
unicidade entre o Pai e o Filho (cf. versículos 11,21-23). O Pai ama o Filho, e o Filho sempre agradou o Pai. A
intimidade desta unidade é expressa nessas palavras “… Tu em Mim, e Eu em Ti…” – os crentes são um em
alguma medida como Deus e Cristo são um. Eles são unidos por uma natureza divina, pelo poder da graça
divina, e são unidos para fins sagrados, não é um corpo político para qualquer propósito secular.
Mas esta oração de Cristo não terá sua resposta completa até que todos os crentes sejam transformados
para viverem eternamente em Sua presença, pois então, e até então, serão Aperfeiçoas na Unidade (cf.
Efésios 4.13; 1 João 3.2).

Convido-te a me acompanhar nos próximos capítulos sobre: APERFEIÇOADOS NA UNIDADE.

Por Silvio Agostinho

ARTIGOS RELACIONADOS

1COMANTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor entrar com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários recentes