HomeEli Cruz Jr.No Caminho da Obediência há: tempestade, medo e falta de fé

No Caminho da Obediência há: tempestade, medo e falta de fé

O caminho da obediência não é uma alternativa para o cristão, não é algo facultativo que ele pode escolher ou não, a obediência é mais que uma obrigação, devemos fazer com alegria.

Certamente o caminho da obediência é o melhor caminho para o cristão, e sempre que ele escolher obedecer, ele estará tomando a melhor decisão, todo cristão tem que ser caracterizado pela obediência, e não pela rebeldia, em todas as áreas da vida. A obediência tem que ser nossa marca, Pedro em I Pe 1:14 chama os cristãos de filhos da obediência:

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis ás paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância.”

Mas gostaria de expor algumas coisas, que parecem contrarias, e contraditórias no caminho da obediência, e temos visto que muitos cristãos, tem se confundido, e acham que, no caminho da obediência não haverá tempestade, medo e falta de fé.

É como escolher ter uma alimentação saudável, dormir cedo, fazer atividades físicas e com isso achar que nunca vai ficar doente, não tenho que dúvida que essas são as melhores escolhas a serem tomadas, mas não são garantias que você não vai ficar doente. Da mesma maneira, o caminho da obediência, nos polpa de muitas coisas terríveis, mas não nos livrará de passarmos por tempestades, medos e falta de fé nesse mundo.

I) As tempestades são inevitáveis

Vamos entrar no barco com esses discípulos e ver o que aconteceu ali?

“ Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco com companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem. Enquanto navegavam, ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar. Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança!” Lc 8:22:

Nossa primeira lição todos nós já conhecemos e sabemos, que as tempestades são inevitáveis, essa lição é obvia, mas sempre nos apanha de surpresa, mesmo sabendo que teremos tempestades, ficamos surpresos quando elas chegam, e mesmo com o Mestre a bordo, mesmo fazendo a vontade dEle, elas virão e já tem vindo. É claro que algumas, são causadas por nossas próprias falhas, lembro de Jonas, ele estava no barco e a tempestade não parava, ele sabia que era culpa dele, e também sabia o que tinha que fazer. Mas em outras vezes não, ela simplesmente vem sobre nós sem que tenhamos feito nada, como uma doença, uma crise financeira, um acidente, um assalto, e de repente o que parecia que seria mais um dia tranquilo, logo se torna em uma tormenta que parece um pesadelo. Foi o que aconteceu com Paulo, preso devido o evangelho, e veio uma tempestade seguindo para Roma, At 27:14.

II) O que acontece durante a tempestade? Temos medos, a fé pode nos faltar e nos desesperamos. “Lc 8:24 pereceremos”

O medo é um dos primeiros companheiros que vem sobre nós, e na hora da crise, o medo muitas vezes causa nos paralisia e ficamos tão assustados que não conseguimos pensar e nem agir, ficamos sem saber o que fazer, primeiro sintoma da crise. Depois do medo se instalar, a nossa fé começa a falhar, temos dúvidas, e aquilo que era certeza para nós começa a se tornar em dúvida, o Mestre esta na polpa, já vimos Ele fazer coisas tremendas, o barco não vai virar, mas as ondas começam a ficar maiores, e mais fortes e nesse momento nossa fé estremece, nossa fé se esvai entre nossos dedos.

Com medo e sem fé, o desespero se instala, e nesse ponto achamos que vamos morrer, foi o que os discípulos acharam, nos perecemos, gritaram eles ao acordar o Mestre, eles achavam que todos iriam morrer, que o Mestre iria se afogar, que o Mestre não se importava mais com eles, o desespero se instalou.

III) O quer fazer durante a tempestade? Porque o Senhor Jesus os repreendeu? Recorrer ao Senhor Jesus ou ter fé o suficiente para suportar a tempestade e aguardar ela passar? “Mc 4:40 … porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?”

Em primeiro lugar, durante a tempestade não sejam tímidos, ou seja, fraco, inseguro, durante a tempestade tenhamos fé, e se tivermos fé, iremos controlar nosso medo, manter a fé e não desesperar, isso acontece muito em velórios de cristãos, ha tristeza,mas o medo é controlado e a certeza do reencontro e fé mantida.

Em segundo lugar, nos momentos de tempestade devemos manter fé, mantenha se na rocha que é Jesus, Ele se importa, Ele nos ama, Ele cuida de nós. Por isso o Senhor Jesus os repreendeu, o Mestre queria que seus discípulos mostrassem fé, maturidade, que não entrassem em desespero.

Uma terceira coisa que os discípulos poderiam ter feito era ir descansar, sim descansar, o Mestre estava dormindo, Ele havia dito que chegariam do outro lado, e nada poderia impedir o barco de chegar do outro lado, o hino 446 do Hinos e Cânticos diz assim no meio do coro:

“…Tais águas não pode a nau tragar, que Leva o Senhor, Rei do Céu e mar, pois todos ouvem o Meu mandar: Sossegai! Sossegai! “

Não é fácil, mas é o melhor a fazer é sossegar, os discípulos poderiam ter deitado ao lado do Mestre e dormindo, eles iriam chegar do outro lado.

O quer fazer durante a tempestade? Manter a FÉ, tenham fé, acreditem, não temam, esperem que a tempestade vai passar. Nosso Mestre tem nos treinado para vencer as tempestades, tem nos dado tudo o que precisamos para não sermos tímidos, para seguir em frente.

Jesus havia dito, passemos ao outro lado, ou seja, o barco não iria naufragar, nada pode impedir os planos do Mestre Jesus. Mas se isso não funcionar, se a nossa fé ainda estiver em crescimento, não hesite, clame ao Mestre, Ele ainda acalma o mar.

“Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam. Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas. As ondas sossegaram, eles se alegraram, e Deus os guiou ao porto almejado.” Salmo 107:28-30.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor entrar com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários recentes