HomeEnsinoAperfeiçoados na Unidade 3 - Um Só Batismo

Aperfeiçoados na Unidade 3 – Um Só Batismo

Paulo, em Efésios 4.5, nos diz que há apenas “um só batismo” – o que isso quer dizer?

Muitos creem se tratar do batismo cristão nas águas, e aí ocorrem muitos problemas e disputas relacionados
à forma do batismo e, consequentemente, ao rebatismo. Mas será que o rito do batismo cristão retrata
melhor o significado do “um só batismo”?

Para respondermos a isso, e antes de aplicarmos esse texto as nossas vidas, temos que entender o significado
da expressão “um só batismo” dentro do contexto da Carta como um todo, a qual tem como sua mensagem
básica a Igreja de Cristo como um organismo vivo, não como uma instituição, e que é ilustrada como um
templo vivo, como o Corpo de Cristo e como a família de Deus Pai. Na formação da Igreja, vemos a atuação
do Deus trino abençoando os que estão “em Cristo”1 (Efésios 1.1): *o Pai escolhendo os que estão “em
Cristo” para serem santos e irrepreensíveis, e os predestinando para a adoção; **o Filho promovendo a
redenção por meio do Seu sangue, e provendo o perdão de nossos pecados; e, ***o Espírito Santo marcando
Sua presença em nós, como garantia da nossa herança “em Cristo”. Esse é o contexto em que está inserido a
expressão “um só batismo”, ou seja, quando Paulo relata a formação da Igreja de Cristo, formada por judeus
e gentios, que estão todos “em Cristo”, e que pertencem uns aos outros (Ef 4.3-6). A estrutura da carta aponta
para isso, onde a primeira parte contém uma exposição detalhada dos privilégios dados à Igreja em virtude
da sua posição “em Cristo”, enquanto a segunda parte apresenta as implicações temporais de tal posição
celestial.

Com isso em mente, penso que devemos relacionar o “um só batismo” a essa atuação da Trindade na
formação do único corpo de Cristo. Então, o batismo único descrito aqui se encaixa melhor se entendido
como o batismo que Jesus Cristo realiza, utilizando-se do Espírito Santo, onde Ele insere cada crente no Seu
corpo. Esse não é o batismo nas águas, feito regularmente em igrejas e por homens, de acordo com a
orientação do Senhor (Mateus 28.19), mas, sim, o batismo com o Espírito Santo mencionado por João Batista
em Mateus 3.11 (“Ele os batizará com o Espírito Santo”). O batismo ao qual o apóstolo Paulo se refere em
Efésios 4.5, não precisa ser buscado. No momento em que alguém crê na mensagem do Evangelho da
Salvação em Jesus Cristo, a pessoa é batizada pelo batismo de Cristo, pois o Espírito Santo passa a habitar
nela, e todo convertido passa por esse batismo.

É a unidade do Corpo, que Paulo explicita em Efésios 4.4 (“Há somente um corpo”), que é o contexto
imediato de Efésios 4.5, unidade essa que surge da unidade do Espírito. Portanto, o “um só batismo” fala da
experiência inicial que todos os crentes têm, onde o próprio Cristo, por meio do ministério do Espírito, une
as pessoas que creem, formando assim o Seu corpo, com todos os privilégios e responsabilidades que
acompanham essa condição. **Esse batismo, com seu consequente selo e habitação do Espírito, acontece no
momento da conversão. De acordo com 1 Coríntios 12:13 os batizados somos “todos nós”. O próprio Espírito
Santo é o “elemento” com que ou em que (en) o batismo é realizado***. E o propósito deste batismo é a incorporação “em um corpo (en)” dos crentes na Igreja, que é o corpo de Cristo.

O batismo do Espírito Santo aconteceu na formação da Igreja uma vez só, no dia de Pentecostes (Atos 2). Por
isso, faz sentido pensar que só existe “um batismo” com o Espírito Santo. Hoje, quando alguém se converte
a Jesus, ele não é batizado com o Espírito Santo e sim selado e habitado pelo Espírito Santo (Efésios 4.13,14;
João 14.16,17; Romanos 8.9), porque o batismo com o Espírito Santo é único (1 Coríntios 12.13 “Pois em um
só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito”). ****Experimentar “um batismo” serve de base e de exortação para manter a unidade do Corpo (Efésios 4.4).

Tendo isso posto…

▪ Por que difamamos, desonramos e desconsideramos os nossos irmãos, que fazem parte do único corpo
de Cristo, o qual foi estabelecido através do único batismo?
▪ Por que não buscamos uma vivencia maior, mais profunda e mais recíproca com aqueles aos quais fomos
unidos pelo único batismo?
▪ Por que defendemos as bandeiras denominacionais, que faccionam o corpo de Cristo, mais do que a
defesa da nossa unidade em Cristo, estabelecida pelo único batismo?
Que essas reflexões nos façam enxergar além do que vemos, que possamos contemplar o verdadeiro Corpo
de Cristo, do qual fazemos parte pelo único batismo, apesar das nossas diferenças doutrinárias, e de usos e
costumes.

PENSE NISSO!!

* A expressão “em Cristo” ou semelhante ocorre aproximadamente 35 vezes nessa carta.
** Mas também poderíamos dizer que “um só batismo” fala da união dos crentes com Cristo em Sua crucificação.
Estar associado com Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição estabelece a base para que entendamos nossa separação do poder do pecado, que habita em nós, e nossa jornada humana em novidade de vida (Rm 6.1-10; Cl 2.12).
*** Não é natural dizer que Jesus é o Batizador em seis passagens (Mateus 3.11; Marcos 1.8; Lucas 3.16; João 1.33; Atos 1.5; 11.16) e o Espírito o Batizador na sétima (1 Coríntios 12.13). Eu creio que não podemos concordar com a tradução da Bíblia na Linguagem de Hoje em 1 Coríntios 12:13 que diz: “Fomos balizados num só corpo pelo mesmo Espírito…”. A preposição grega neste versículo é en, da mesma forma como nos outros seis, é traduzida por “com”. As palavras en heni pneumati (“em um só Espírito”) estão no início da frase para indicar a unidade do Espírito do qual participamos, e não que o Espírito é o Batizador.
**** “fomos batizados” (Gr. passado perfeito passivo)

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor entrar com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários recentes