HomeEli Cruz Jr.Ateu de Coração

Ateu de Coração

Ateu de Coração. E esse artigo não é para as pessoas que se declaram ateus, e dizem com seus lábios que Deus não existi. Ateu de Coração é para as pessoas que declaram com suas bocas que Deus existi, mas no seu íntimo, no seu coração(mente) são ateus, e essas pessoas muitas vezes se encontram dentro das igrejas, mas tem um comportamento semelhante a das pessoas que são ateus declarados. Esse artigo quer chamar a sua atenção, para que você possa fazer uma avaliação e ver se você não um ateu de coração, que professa o nome de Deus com seu lábios, mas seu coração, sua mente, suas vontades estão longe da vontade de Deus.

“Porque esse é o amor de Deus: que guardemos os seus manda-mentos; e os seus mandamentos não são pesados.“ I Jo 5:3

Tenha coragem:

….   para ler essa artigo até o fim !!!

….   para abrir seu coração e fazer uma avaliação honesta !!!

….. porque suas práticas diárias revelam o que esta na seu coração !!!

  • A Etimologia da Palavra

No grego antigo, o adjetivo ἄθεος (transl.: atheos) é formado pelo prefixo a, significando “ausência” e o radical “teu”, derivado do grego theós, significando “Deus”. O significado literal do termo é, então, “sem Deus”.*

  • É uma palavra Bíblica

A palavra do grego clássico αθεοι (transl.: atheoi), tal como aparece na Epístola aos Efésios (2:12) no início do século III.**

Talvéz você tenha ficado surpreso em saber que essa é uma palavra Bíblica, essa palavra se encontra em Ef. 2:12 “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.”

Essa expressão “sem Deus” é uma única palavra no grego, atheoi, ou seja, a própria Bíblia descreve o que é um ateu, e nos versos 11 e 12 do capítulo 2 de Efesios vemos que ela descreve como alguém que não tem: incircuncisão, sem Cristo, separados da comunidade de Israel, estranho ás alianças da promessa e não tendo esperança, e no final de tudo isso posso parafrasear a Bíblia dizendo: “ e vivendo como um ateu no mundo”.

Todavia devemos lembrar que ele esta falando essas coisas para a Igreja em Éfeso, e o verso 11 começa com dizendo “Lembrai-vos”, lembrai-vos porque esse modo de viver é do passado, esse modo de viver é dos ateus, esse modo de viver não é para os crentes.

  • Vivendo desejando que Deus não exista

O ateísmo é a negação da existência do único Deus verdadeiro, e quando a existência de Deus é negada, veja tudo que é negado junto:

  • A Lei é negada também e tudo que acompanha seus preceitos.
  • Fé em Deus também deixa de existir.
  • Bíblia passa a ser um livro de fábulas, sem valor nenhum, sem Deus sem Bíblia.
  • Céu, seu eu nego Deus não existi o Céu, ou seja, não temos esperança.
  • Inferno, se eu nego Deus também não pode existir o Inferno, que foi criado por Deus para o diabo e seus anjos.
  • Punição, se não tem inferno não pode existir punição eterna, isso acontece quando eu nego Deus.
  • Moral, toda a moral existente no mundo também é negada, e os homens querem viver sem nenhuma regra, ou apenas com as regras que lhe são interessantes, que agradam a seus próprios interesses.
  • Igreja, não existi também se eu nego a existência de Deus.

É verdade que negar a Deus exigi negar a todos os mandamentos que vem de Deus, é verdade também que, quando eu não quero os mandamentos de Deus, quando eu me recuso a aceitar as ordens de Deus, quando eu me torno um questionador da Lei de Deus, na verdade eu estou questionando a existência do próprio Deus. Isso ocorre porque Deus não pode existir sem a sua autoridade, porque sem a sua autoridade Deus não é Deus.

Em Romanos 1:20 lemos:
“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidas por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.”

Como lemos, o poder de Deus é eterno, e um Deus poderoso, não pode ter sua Leis revogadas ou mudadas conforme o desejo do homem veja Salmo 119:142:

“A tua Lei é justiça eterna, e a tua Lei é a própria verdade.”

O salmista sabiamente afirma a eternidade da Lei de Deus, e confirma que a Lei de Deus é a própria verdade, ou seja, aquilo que é original, que é fiel a realidade. Então se eu passo a questionar os mandamentos de Deus é como questionar a existência do próprio Deus, e é um comportamento de um ateu, de uma pessoa que deseja que Deus não exista, que deseja que o original e fiel não permaneça.

Vamos ser práticos, quando a Palavra de Deus diz que a amizade do mundo é inimiga de Deus, em Tg 4:4, e eu insisto em ser amigo do mundo, vivendo nos prazeres da carne, e dizendo que sou amigo de Deus, na verdade eu estou afrontando Deus, e não respeitando sua Palavra, eu estou dizendo com minhas ações, Deus, quero ser seu amigo, mas tem que ser do meu jeito, da minha maneira, Deus você terá de se adaptar a mim, isso é o que acontece.

Esse desejo de fazer as coisas da minha maneira, é no fundo o desejo do homem de ser seu próprio Deus, é no fundo o ateu de coração, ela fala de Deus, mas suas práticas estão longe de Deus, porque seu coração não é quebrantado por Deus. Veja o que disse o próprio Senhor Jesus em Marcos 7:6 e 7:

“… Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”

Um coração longe de Deus, um ateu de coração, porque uma pessoa que vive sem Deus a Bíblia no grego o chama de ateu, com lemos em Ef. 2:12. Querido não honrem Deus apenas com seus lábios, não honrem a Deus apenas da boca para fora, não viva como se Deus não existisse, sabe porque? Porque ele existi, e se torna galardoador dos que o buscam. Não viva como ateu.

  • A vontade própria é a base do ateísmo

Depois de querer viver como se Deus não existisse, o homem quer impor nesse mundo as suas leis, suas vontades e esse também é um dos cernes do ateísmo, o desejo que a vontade do homem prevaleça sobre a Lei de Deus.

E quando o homem tenta impor a sua vontade em relação a vontade de Deus, o homem comete o pecado da incredulidade, duvidando que a vontade de Deus seja o melhor para o homem, e nesse ponto o homem não peca apenas pela incredulidade, mas em várias áreas de sua vida, veja a lista abaixo:

  • Incredulidade, um insulto a veracidade Divina, Jo 16:9 “de pecado, porque não crêem em mim”.
  • Delito, a invasão da vontade própria na esfera da autoridade Divina, Ef 2:1 “…mortos nos vossos delitos e pecados”.
  • Transgressão, infração da Lei de Deus, Rm 2:23, “…desonras a Deus pela transgressão da lei”.
  • Iniquidade, uma ato inerentemente errado, Rm 1: 21 a 23, “…tendo conhecimento de Deus não o glorificaram como Deus”.
  • Erro, quando há o afastamento do bem, I Jo 3:4, “…porque o pecado é a transgressão da lei”.
  • Errar o alvo, quando não se consegue atingir o padrão Divino, Rm 3:23 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.
  • Engano, prevalece sobre o mandamento, Rm 7:11, “..me enganou e me matou”.
  • Rebeldia, ou uma anarquia espiritual, I Tm 1:9 “…transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores”.

Que você não permita que a incredulidade te afaste do Deus vivo, que estabeleceu todas as coisas e tem o melhor para sua vida, lembre-se também que você não precisa saber o que Deus já sabe, e que aquilo que Ele não nos revelou nós não precisamos saber. Sejamos crentes de coração, confiando sempre que Deus tem e quer o melhor para o homem que Ele mesmo criou e tanto amou.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor entrar com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários recentes