HomeEli Cruz Jr.Evangelismo Pessoal em 5 Lições

Evangelismo Pessoal em 5 Lições

 

EVANGELISMO PESSOAL

Uma forma didática de evangelizar, onde as lições poderão ser apresentadas em 1 ou 2 encontros, assim teremos no mínimo 5 encontros e no máximo 10, com duração de 30  a 50 minutos, deixando as portas abertas para mais lições de evangelismo, utilizando como texto base os 3 primeiros capítulos de Gêneses.

Esse método introduz em cada encontro um tema fundamental no evangelismo:

AS 5 PRIMEIRAS LIÇÕES

DEUS

HOMEM

PECADO

JESUS

FÉ E SALVAÇÃO 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou com convosco todos os dias até à consumação do séculos.” Mt 28:19,20

 EVANGELISMO PESSOAL AS 5 PRIMEIRAS LIÇÕES

Uma forma didática de evangelizar, onde as lições poderão ser apresentadas em 1 ou 2 encontros, assim teremos no mínimo 5 encontros e no máximo 10, com duração de 30  a 50 minutos, deixando as portas abertas para mais lições de evangelismo, utilizando como texto base os 3 primeiros capítulos de Gêneses.

Esse método introduz em cada encontro um tema fundamental no evangelismo:

DEUS

HOMEM

PECADO

JESUS

SALVAÇÃO E FÉ

Em cada encontro, é apresentado nessa ordem um dos temas acima, procurando sempre não entrar no tema seguinte. Antes de mostrar como devemos apresentar cada tema, queremos dar algumas diretrizes gerais que servirão para todas as lições.

  1. Em primeiro lugar estude bem a lição que irá apresentar, tendo sempre em mente o que você tem para falar em cada etapa, então não perca tempo, seja objetivo.
  2. Seja pontual, não prolongue, não tente resolver tudo em um único encontro, as pessoas precisam de tempo para digerirem cada tema apresentado, assim você deixa as pessoas com vontade de mais.
  3. Busque a participação de todos, deixando que todos participem da leitura da palavra, mas se há alguém muito tímido, ou com dificuldade na leitura não insista, use o bom senso.
  4. Ore, você deve estar orando em favor das pessoas que vai evangelizar, e durante os estudos fique em espírito de oração.
  5. Fale olhando nos olhos das pessoas, tente ver se eles estão entendendo, fale de forma simples, direta e clara, não fique repetindo.
  6. Confiança, conquiste a confiança dos ouvintes, sendo sincero no que você não sabe, não tente ser o dono da verdade, agindo assim em pouco tempo seus ouvintes confiarão em você.

 

As lições apresentadas abaixo são lições básicas, e não visa nem de longe esgotar qualquer um dos temas apresentados, que são por si só inesgotáveis. Estamos certos que  apresentados de forma clara e objetiva, podem apontar para os ouvintes o caminho da Salvação.

A você que esta obedecendo a palavra de Deus e evangelizando, creia, creia que Deus pode e transforma a vida das pessoas, lembre-se: “ De sorte que a Fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Rm 10:17”.

 

Cara irmão, esse é apenas um guia, o evangelista tem toda a liberdade dentro da palavra de Deus, para conduzir os estudos conforme a condução do Senhor.

 

 

 

 

I – LIÇÃO DEUS

 

 

OBJETIVO: Apresentar Deus como o Criador do Universo, AquEle que não precisa de nada, “como se de alguma coisa precisasse  At 17:25”. Deve-se deixar bem claro que Deus é o Criador, e que esta no centro de todas as coisas, “sendo Senhor do Céu e da Terra At 17:24”, deixando claro que o mundo gira em torno de Deus e pela vontade de Deus.

 

Essa lição é apresentada com a leitura do Cap.1 de Gêneses, não leremos nenhuma outra parte das escrituras e também não citaremos, como estamos no começo, o que sabemos sobre Deus é o que acabamos de ler, o capítulo 1 de Gêneses, é assim que Deus se apresentou, é assim que queremos começar a apresentá-lo, siga os seguintes passos:

 

  1. Leia o capítulo com a participação de todos
  2. Apresente Deus como:

 

1-  Deus é o Criador, Gn 1:1, … Criou Deus …simples assim, não há tentativa de provar, Deus apenas informa, Eu criei o céus e a terra.

 

2-  Deus é Espírito, Gn 1:2 … e o Espírito de Deus … ou seja, Deus não tem forma como nós, Ele é diferente de nós.

 

3-  Deus que fala, Gn 1:3 … Deus fala, frise esse ponto, se achar necessário pergunte para os ouvintes o que eles aprendem com esse versículo que:

* Logo no início aprendemos que Deus fala, lembre-se disso, Deus fala, e temos de ouvir a voz de Deus.

* O primeiro ato foi, haja Luz, a Luz joga para fora as trevas e deixa as coisas as claras.

 

4- Deus é todo poderoso, Gn 1, mostra isso, apenas com sua palavra Ele criou todo o universo, mostre isso nos demais atos da criação no capítulo 1 de Gêneses.

 

5- Deus criou o homem, Gn 1:26 … Façamos o homem a nossa imagem… mostre que Deus foi quem criou o homem também

 

CONCLUSÃO: Esses são os principais pontos dessa lição, não esqueça o objetivo central, Deus é o Criador e esta no centro de todas as coisas, reafirme essa verdade sempre, Deus esta no centro de tudo, deixando claro que Deus existi antes do homem e sem o homem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II – LIÇÃO HOMEM

 

 

OBJETIVO: Mostrar que o homem, foi criado do pó da terra, sendo um boneco de barro, e só passou a ser alma vivente quando Deus lhe soprou o fôlego de vida, mostre a insignificância do homem, apenas pó da terra.

 

Essa lição é apresentada com a leitura do Cap. 2 de Gêneses

 

  1. Leia o capítulo 2 de Gêneses inteiro
  2. Apresente o homem como criação de Deus

 

  • O homem é pó da terra, Gn 2:7,
  • O homem é alma vivente, diferente dos animais, Gn 2:7, os animais foram simplesmente criados, Gn 1:21
  • O homem é imagem de Deus, Deus é Espírito, lemos no primeiro dia, Gn 1:26.
  • Então nesses 2 capítulos aprendemos que o homem é corpo, alma e espírito.

 

  1. Apresente Deus cuidando do homem, é importante mostrar que Deus quer o melhor para o homem em todos os sentidos, que Deus não é um Deus que restringem, ou proíbe por proibir, Deus quer o melhor para o homem.

 

  • Árvores agradáveis à vista, Gn 2:9, ou seja, Deus fez uma morada linda para o homem, não apenas um morada, mais uma linda morada, agradáveis aos olhos, enfatize isso na leitura dos versos 9 a 14 de Gn 2.
  • Árvores boas para alimento, Gn 2:9, Deus supre todas as necessidades, o jardim não era só bonito, mas as árvores era boas para o alimento.
  • O Jardim era para o homem, ele tinha que cultivar e guardar, Gn 2:15.

 

  1. As duas Árvores, e a prova de Amor a Deus, que supriu tudo.

 

  • A Árvore da Vida estava no meio do Jardim, Gn 2:9
  • A árvore do conhecimento do bem e do mal, ela o homem não podia comer, Gn 2:16,17, de todas as árvores o homem podia comer. Essa árvore não estava lá para o homem pecar, mas para o homem mostrar seu amor e gratidão a Deus, o dia em ele comesse ele morreria.

 

 

CONCLUÇÃO: Conclua deixando a clara mensagem que o homem é pó, não é nada diante de Deus, mas Deus o criou para ser alvo do Seu amor, que foi demonstrado por Deus quando o colocou em um lindo jardim, onde não lhe faltava nada, Deus e o homem em comunhão perfeita.

 

 

 

 

 

 

III – LIÇÃO PECADO

 

 

OBJETIVO: Apresentar o engano do Pecado, como o homem, que morava em um jardim cercado dos cuidados de Deus se deixa levar pelas mentiras do diabo, que se apresentou a Eva e forma de serpente, e como o Pecado os levou a morte, que é a separação de Deus, assim o homem tornou-se um pecador.

 

IMPORTANTE: Na apresentação dessa mensagem, é preciso ter um tom mais sério, é preciso mostrar de todas as formas a tristeza que foi esse ato, e que o pecado é algo inaceitável diante de Deus.

 

  1. O Engano da Serpente, que é o diabo, leva ao pecado, que gera a morte.

 

  • Misturar, um pouco de verdade é pura mentira, Gn 3:1b, não se deixe enganar, o que a Serpente falou foi o contrário do que Deus disse.
  • Acrescentar a Palavra de Deus, Gn 3:2 e 3, é tão errado quando retirar, Eva disse mais do que Deus disse, Deus disse que não poderiam comer, Eva disse que não poderiam tocar, mostre isso.
  • Desacreditar, a Serpente afirmou que eles não morreriam, Gn 3:4, contradizendo o que Deus tinha dito.
  • Iludir, a Serpente menti, fazendo falsas promessas, Gn 3:5, prometendo que eles seriam iguais a Deus.
  • Pecar, Eva toma, e dá a seu marido, Gn 3:6, veja que ilusão, ela toma da árvore afirmando que a árvore era boa para se comer e agradável aos olhos, lembre-se, Deus fez todas as árvores assim, Eva foi iludida e comeu e também deu a seu marido.

 

  1. As tentativa de esconder, logo após o homem tomar do fruto proibido, ele morreu e percebendo que estava nu, tentou concertar o que tinha feito, mas o homem não podia e não pode apagar seu pecado e nem fugir de suas conseqüências.

 

  • Cosendo folhas de figueira, Gn 3:7c, tentando fazer roupas, que tampassem a vergonha.
  • Escondendo de Deus, Gn 3:8, enquanto ele andava pelo jardim

 

  1. As conseqüências, seria necessário um número incalculável de livros para descrever todas as conseqüências da entrada do pecado na terra, mas vamos nos ater somente aquelas que lemos de imediato em Gn 3.

 

  • O homem sentiu vergonha de estar nu, Gn 3:7.
  • O homem teve medo de Deus, Gn 3:10.
  • O homem aprende a fugir de suas responsabilidades, Gn3:12
  • A cobra passou a rastejar, e foi amaldiçoada, Gn 3:14.
  • A mulher teria filhos sob sofrimento, Gn 3:16.
  • O desejo da mulher passou a ser do homem, Gn 3:16.
  • A terra foi amaldiçoada porcausa de Adão, Gn 3:17
  • O homem teria fadigas para obter o pão, e também sob suor, Gn 3:17,19.
  • Um animal foi morto, para fazer as vestimentas de Adão e Eva, Gn 3:21.
  • O homem morreu, quando por último foi expulso da presença de Deus e do jardim, Gn 3:24. Frise bem isso, morte, é viver sem Deus.

 

CONCLUSÃO: O homem morreu, porque não obedeceu a Deus e perdeu tudo, tornou-se um pecador, e o pecado continua a matar e tirar tudo das pessoas nos nossos dias, nada mudou.

 

 

IV – LIÇÃO JESUS

 

 

OBJETIVO: Apresentar o Senhor Jesus nos Tipos de Cristo que encontramos nesses 3 capítulos que já foram lidos. A partir dessa lição iremos ler outras passagens da Bíblia sagrada, sempre poucos textos para não confundir com muitas informações.

 

Após o pecado do homem, ele inicialmente tentar remendar o seu erro, mas vemos que Deus rejeitou as tentativas do homem, e o próprio homem também viu que não poderia se esconder de Deus, e se apresentou a Deus em Gn 3:10. Deus buscando aproximação do homem estabelece princípios que perduram até o dia de hoje.

 

  1. A morte do Animal, essa morte vai mostrar o que Deus vai exigir do pecado, a morte, em Rm 6:23. Alguém teve de morrer para que Deus podesse continuar a falar com o homem, já eles estavam indignos depois que pecaram.

 

  1. Derramamento de sangue, não há morte sem derramar sangue, também um principio que esta em toda a Bíblia, Hb 9:22 sem derramamento de sangue não há remissão de pecados, remir é extinguir, o pecado não pode ser extinto sem o sangue.

 

  1. Jesus o substituto perfeito, apresente o Senhor Jesus, mostrando que aquele animal que foi morto era um tipo de Cristo, por isso o Senhor Jesus foi levado até a cruz do calvário.

 

  • O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, como João disse em Jo 1:29.
  • Jesus o único, mostremos que só um meio de aproximação de Deus, como esta escrito em I Tm 2:5.
  • Através do Senhor Jesus, Deus prova seu amor, leia Rm 5:8, o Senhor Jesus é a prova do amor de Deus.
  • Em Jesus, Deus amou ao mundo, leia Jo 3:16, mostre que o amor de Deus e a obra do Senhor Jesus Cristo é suficiente para salvar a todos.

 

 

CONCLUSÃO: Termine essa lição enfatizando que Deus ama o mundo, ou seja, as pessoas, e que a obra do Senhor Jesus Cristo é suficiente para salvar o mundo inteiro, Deus na Cruz Ele reconciliou consigo o mundo, deixamos nesse ponto, para que os ouvintes meditem e na próxima semana recebam a mensagem de salvação individual e pessoal.

 

 

 

V – LIÇÃO SALVAÇÃO E FÉ

 

 

OBJETIVO: Essa lição visa estabelecer um vinculo  entre a lição sobre o pecado com a lição sobre o Senhor Jesus, para que os ouvintes percebam que eles são  pecadores e que embora o Senhor Jesus tenha pagado todos os pecados na cruz e o amor de Deus é para com todos os homens, é preciso de algo mais para gozar da salvação e do perdão de Deus.

 

  1. Faça um breve resumo sobre Deus, homem e o pecado.
  2. Pergunte para seus ouvintes se eles são ou não pecadores, leia Rm 3:10 a 23, enfatize e comete apenas o verso 23, todos pecaram, e precisam da glória de Deus.
  3. Mostre para os ouvintes que é preciso crer para gozar da salvação gratuita de Deus, a única participação do homem na salvação é ter Fé, acreditar naquilo que os olhos humanos não vêem, leia Ef. 2:8.
  4. Enfatize que não há outro meio para chegar até Deus, apenas Cristo, e a Fé na obra redentora.

 

 

CONCLUSÃO: Deixe claro que a salvação é para eles, não faça apelo, não feixe as portas, talvez eles precisem de mais alguns dias ou de mais estudos, não tenha pressa, a salvação é um dom de Deus, e os homens possuem livre arbítrio para escolher, mas seja claro na informação que o pecado os levará ao inferno se eles não crerem  na salvação que Deus dá ao homem por meio de Cristo Jesus.

 

Nessa última lição você precisa  ter tato  e saber até onde você pode ir, ore sempre, busque a Deus,  creia que Deus pode e vai transformar a vida das pessoas pelo poder da sua palavra, assim como tem transformado a vida de milhares.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

Após essas lições, pode-se dar continuidade com mais alguns encontros, é preciso perguntar para os participantes se eles têm interesse em continuar, caso tenham, aborde esses temas, agora com mais profundidade, sendo necessário dois ou três encontros por tema, ou seja, mais no mínimo 14 encontros.

 

Deus

Homem

Pecado

Mundo

Diabo

Inferno

Vida Eterna

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor entrar com seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Mais Populares

Comentários recentes